Métodos De Separação: Filtração e Decantação
Métodos De Separação: Filtração e Decantação autores: Dunha
Resumo
Foi feita a filtração do ácido acetilsalicílico e a decantação do acetato de etila, todos misturados à água. Na filtração, fez-se com dois tipos, a simples e a pressão reduzida. Tais procedimentos foi feito com intuito ilustrativo destes métodos básicos de laboratório, e também com intuito anlítico, quando feito os dois tipos básicos de filtração. Os resultados dos procedimentos tiveram o sucesso esperado.
Introdução
Na natureza, raras são as substâncias encontradas em sua forma pura, ou pelo menos com um teor de pureza apreciável. Logo faz-se necessário o uso de técnicas laboratoriais para obter as substâncias desejadas. Portanto tais técnicas são essenciais e corriqueiras no laboratório.
Neste estudo, teve o intuito de mostrar duas destas técnicas passo-a-passo, revelando-lhes as características, as propriedades e as suas situações de uso. As técnicas eram a filtração e a decantação.
Da primeira, em geral separa-se misturas heterogênias sólido-líquido. Pode ser realizada de várias maneiras, filtração simples, à pressão reduzida e a quente. Foram testadas apenas a simples e a pressão reduzida, que serviu de comparação das características de cada uma. Foi filtrado uma mistura de ácido acetilsalicílico, um composto sólido.
Quanto a decantação, usa-se para separar misturas heterogênias, baseando na diferença de massa específica das substâncias presentes. Normalmente, separa-se misturas líquido-líquido e imicíveis. A substância de interesse que foi separada, foi o acetato de etila, um líquido imicível à água.
Objetivo
Separar, pela filtração simples e pela filtração a pressão reduzida o ácido acetilsalicílico da água e pela decantação, o acetato de etila da água.
Materiais e Métodos
Filtração Simles
Material empregado:
Um filtro de papel
Um funil de vidro
Um béquer
Foi feito uma série de dobraduras, para que o filtro de papel ganhasse uma forma cônica para que