Decantação e Filtração
Nesse relatório verifica-se a análise e a compreensão de algumas formas de separação dos componentes de uma mistura heterogênea e como ocorre tal processo.
Método Científico
Fenômeno físico ou químico => Observação => Coleta de Dados => Organização das informações => Análise das informações obtidas => Resultado e conclusões
Decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, constituídas de compostos solido e liquido ou dois componentes líquidos, sendo eles imiscíveis. Esse método consiste em deixar a mistura em repouso após agitação, para que a força gravitacional aja sobre ela formando fases que devido a densidade o mais denso ficará na parte inferior.
Filtração é um processo usado para separação de misturas heterogêneas (sólido + Líquido) através de um filtro, que é feito de material poroso, e por isso o material de maior espessura ficam retidos no filtro.
Material Utilizado
1 Funil de decantação
1 Funil comum
1 Papel Filtro
4 Beckers de 100ml
2 Provetas de 25ml
2 Bastões de vidro
1 Suporte universal
2 Argolas para funil
1 Pisseta com Água
1 Placa Aquecedora
250g de sílica granulada
Óleo
NaCl ( sal comum)
Àlcool
Prática - Decantação e Filtração
Decantação:
Em um Becker, preparar 100ml solução saturada de 1M de NaCl em seguida mistura-la com 100ml óleo, tudo em um béquer. Usar funil, bastão de vidro, suporte universal e béquer para colocar a mistura no funil de decantação. Depois de uma forte agitação da mistura dentro desse funil, ela é deixada em repouso e, com tempo, o líquido mais denso fica totalmente separado na parte inferior e o menos denso fica na parte superior. O funil de decantação possui uma espécie de torneira na parte de baixo, que, ao ser aberta, escoa lentamente o líquido mais denso para um béquer que está posicionado na abertura embaixo. A torneira é aberta com o funil destampado e controla-se a abertura da torneira, fechando-a antes que o líquido menos denso