Decantação e filtração
Processos de separação de misturas
o Introdução o Decantação o Decantação Líquido-Líquido o Materiais e processos
o Decantação Sólido-Líquido o Materiais e processos
o Filtração o Filtração Por Gravidade o Materiais e processos
o Filtração Por Vácuo o Materiais e processos
o Conclusão
Com a realização deste trabalho pretendemos dar a conhecer melhor os fenómenos de decantação e filtração, como são realizados e quais os materiais necessários para a sua realização.
Os materiais que se usam no quotidiano são maioritariamente misturas. Mesmo os reagentes intitulados como substâncias possuem graus de pureza variáveis.
Assim, as operações separar e purificar são tarefas importantes no laboratório. Para cada tipo de mistura e de acordo com a finalidade da separação escolhe-se a técnica mais adequada.
A decantação é um processo que permite separar misturas heterogéneas e pode ser de dois tipos:
o Sólido-Líquido
o Líquido-Líquido
É um processo em que se separam líquidos imiscíveis ,que não se misturam homogeneamente, com densidades diferentes. O líquido mais denso acumula-se na parte inferior e o menos denso na parte superior.
Ex.: Azeite e água
1 Suporte universal
1 Ampola de decantação
1 Gobelé
Ex : Água e óleo
1º Verter a mistura para a ampola de decantação. 2º Deixar a mistura em repouso (Obs. Os constituintes líquidos separar-se-ão em partes distintas, de acordo com as respectivas densidades. Neste caso o óleo como é o liquido menos denso fica no topo . 3º Abrir muito cuidadosamente a torneira, de modo a que, a água, que é o liquido mais denso, e forma a camada interior, saia. 4º Fechar a torneira antes de sair qualquer porção de azeite.
É um processo que permite separar um líquido de um sólido depositado.
Depois deste tipo de decantação podemos utilizar o processo de filtração, pois a água ainda se encontra com impurezas.
1 vareta de vidro