trabalho de saude
Nome: Thais Cristina Souza Silva
Professora: Julya Martins
Sala: 317
PERGUNTAS PARA FIXAÇÃO DO CAPÍTULO 1
1. Cite uma característica marcante para cada momento histórico a seguir:
- A visão mágica: A saúde era vista como algo natural e, portanto, não havia a necessidade de explicá-la, ela simplesmente acontecia. As doenças eram vistas como castigos dos deuses sobre as pessoas e as populações que haviam falhado em cumprir suas obrigações morais e religiosas perante eles e sua comunidade.
- Período hipocrático: A saúde e a doença foram explicadas a partir das conclusões advindas da observação atenta do homem, de seus costumes e suas relações com a natureza.
- Idade Média: Esse período foi marcado pela presença onipotente da Igreja, que dominou e enclausurou o conhecimento cientifico desenvolvido ate entao. Toda e qualquer teoria que explicasse a vida sem se referir a Deus era considerada blasfêmia.
- Renascimento: Houve uma ruptura entre Igreja e poder politico, com mudanças importantes para a sociedade ocidental. Pela primeira vez, a dissecção do corpo humano não foi considerado pecado e vários estudos gregos e islâmicos foram resgatados, possibilitando aos cientistas europeus o conhecimento do homem em seu interior e a compreensão das relações entre os órgãos, ainda que se forme incipiente.
- Iluminismo: Desenvolveu-se a Medicina social, responsável por discutir o processo de adoecimento a partir das condições de vida das pessoas e propor formas de atuação para o controle das doenças e da mortalidade, formas que extrapolavam a pratica médica, como intervenções sobre a moradia dos trabalhadores e garantia de melhor alimentação para eles.
- Era bacteriológica: Uma nova explicação sobre o processo saúde-doença nasceu: a Teoria Bacteriologica, de acordo com a qual a doença tem uma causa única, a infecção. Essa visão foi importante para a identificação de vários agente patogênicos e o controle deles, mas