Saúde do trabalho
Saúde do Trabalhador
Ijuí, 2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho explana como a saúde do trabalhador tem se tornado um assunto de grande pertinência frente a tantos problemas decorrentes do descaso com funcionários no que concerne ao psicológico e físico. Em um primeiro momento será abordado o que é saúde do trabalhador, segundo profissionais da área da saúde e assemelhados. Feito isso as decorrências do casos mais comuns da debilitação física e mental dos profissionais das mais diversificadas áreas das ciências humanas e sociais.
1. DEFINIÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Para Nardi (1997, p.01) saúde do trabalhador é um conjunto de conhecimentos provindos de disciplinas como: Medicina Social, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Clínica Médica, Medicina do Trabalho, Sociologia, Epidemiologia Social, Engenharia, Psicologia e outras que estão ligados ao estudo do trabalhador em ambiente de trabalho e experiência em situações de desgaste e reprodução, e com isso. Segundo o autor, tem-se uma nova forma de compreensão das relações saúde – trabalho, propondo uma prática onde a atenção esteja voltada aos trabalhadores e a intervenção nos ambiente onde os mesmos estão.
Trabalho Aula – 26/06/2012
Através da leitura do texto de Ingrid Cañete inferimos que é pertinente refletir sobre à saúde do trabalhador frente as inúmeras transformações que ocorrem em nosso dia a dia. Se olharmos a realidade de anos atrás, demorávamos horas para executar uma tarefa que hoje impulsionados pelos impactos tecnológicos e pela globalização acabamos realizando em curtos espaços de tempo.
É necessária a consciência de que a educação e a saúde são o único caminho para que não haja uma sobrecarga física e emocional causando altos índices de stress. Porém, esta conscientização e valorização da saúde não depende apenas de estratégias formalizadas dentro da empresa, está ligada também aos valores intrísecos de cada indivíduo.
Pessoas felizes produzem