Trabalhos
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTÉTICA – 2012.2
DOCENTE: Me. Helena Zoraide Pelacani Almada
DISCENTE:
A INCRÍVEL HISTORIA DO TAPETE PERSA
Os tapetes persas são a prova viva da interação entre História, Arte e Matemática. São reconhecidos como objetos decorativos de luxo, e considerados mundialmente como um dos mais belos e antigos tapetes do mundo. E a sua confecção, é praticamente uma arquitetura, onde é necessário todo um processo de elaboração, desde o projeto do desenho até o acabamento final.
Nesse trabalho apresentarei, um pouco da historia desta obra de arte que é o tapete PERSA.
O tapete persa é uma parte essencial da arte e cultura persas. A tecelagem de tapetes é indubitavelmente uma das manifestações mais características da cultura e arte persas. A maneira com que eram confeccionados os tapetes na antiga Pérsia sob olhos astutos de seus mestres, não muda muito com a realidade de hoje, onde ainda são usados teares pré-históricos nessa região. Apesar de muitas fabricas já usarem a forma industrial para confecção dos tapetes persas, ainda assim, não se altera a beleza dos tapetes, mais sim o seu valor comercial.
O luxo, a que se associam os tapetes persas, forma um surpreendente contraste com sua modesta origem entre as tribos nômades da Pérsia.
O mais antigo tapete de que se tem notícia, tem aproximadamente 2500 anos e foi encontrado na Sibéria, no meio de uma geleira. Pelo seu bom estado de conservação após tanto tempo de existência, o tapete já é uma preciosidade; além do fato de que através do seu estudo verificou-se que naquele tempo já se utilizavam os mesmos processos de confecção que perduram até hoje. É incrível como objetos fabricados com materiais aparentemente muito frágeis - como o barro, madeira, lã, cerâmica e muitos outros - conseguem sobreviver por milênios, muitas vezes ao sabor das forças da natureza.
Os tapetes eram fabricados pelas tribos nômades da Ásia Central e da