Estatistica
O Brainstorming é uma das ferramentas mais incríveis da administração, ela possibilita gerar muitas ideias que dificilmente o empreendedor ou seus gerentes conseguiriam sozinho, uma vez que ele utiliza da opinião de pessoas de todos os setores da empresa. Muitas vezes as ideias para resolver um problema saem dos colaboradores que não temos costume de questionar sobre determinado problema, isto torna a ferramenta um importante motor para inovação dentro da empresa. Assim hoje vou mostrar o modelo que utilizo para fazer sessões de Brainstorming
O Brainstorming foi desenvolvido por Alex Osborn em 1930, trata-se de uma técnica bastante simples e agradável, utilizável em diversos tipos de reuniões, com a finalidade
O Brainstorming é utilizado por times, para gerar grande quantidade de idéias, em curto espaço de tempo para:
▪ Levantar problemas;
▪ Identificar as causas do problema;
▪ Gerar alternativas para solução do problema;
▪ Antecipar futuros problemas ou causas.
Segundo Alencar (1996) em seu livro a Gerência da Criatividade, várias são as dificuldades que tem sido levantadas com relação ao brainstorming. Seguem-se algumas delas:
Embora o julgamento externo seja proibido, o julgamento interno permanece, pois muitas pessoas tem dificuldade em suspender a avaliação com relação às próprias idéias.
Nem sempre as soluções ocorrem de forma instantânea, exigindo, muitas vezes, uma pausa ou período para sua incubação.
Muitas vezes as idéias são apresentadas de forma tão confusa que torna difícil o seu refinamento, desenvolvimento e avaliação.
Mesmo sabendo que não se deve avaliar as idéias propostas, não é raro alguns membros se manifestarem ou pró