AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA
REFLEXOS AUTONÔMICOS NO HOMEM
EFEITOS DE DROGAS SOBRE O DIÂMETRO PUPILAR DE COELHOS
INTRODUÇÃO
Nossos movimentos intencionais não podem ser realizados apenas pelo controle motor do encéfalo, sendo necessários os circuitos neuronais da medula (GUYTON, 2006). Tais circuitos são necessários para a execução de arcos reflexos, que são respostas motoras a determinados estímulos sensoriais captados por todo nosso corpo, em especial nos membros. Juntos, o encéfalo e a medula formam o sistema nervoso central. Mas também existe o sistema nervoso periférico, que é formado por nervos e por gânglios espinhais. Dentro deste há o sistema autônomo que tem por função controlar a maioria das funções viscerais do corpo.tal sistema ainda pode ser dividido em sistema autônomo simpático e parasimmpático e são diferenciados tanto anatômica quanto fisiologicamente.
A práticas, temm por objetivo estudar atos reflexos e as diferenças básicas entre os dois sistemas nervosos autônomos. Tal estudo permite assim um entendimento mais amplo e uma posterior extensão a todas a nossa vida profissional, por se tratar de um assunto tão ligado ao nosso dia a dia.
MATERIAIS E MÉTODOS
TE – 3ª: Ações reflexas somáticas e viscerais na espécie humana.
Primeiramente, quando os reflexos foram testados, a pessoa sob observação ficou à vontade e com a atenção voltada para o “distante”.
Reflexo plantar: foi esfregado a ponta de um lápis ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial.foi observada a resposta.
Reflexo corneal: tocou-se a córnea gentilmente com a ponta de um lenço de papel (aproximado pelo lado). Observo-se o resultado. Depois tocou-se a esclerótica e comparou-se as respostas reflexas.
Reflexo patelar: percuutiu-se o reflexo patelar (logo abaixo da rótula) com um martelo de borracha. A pessoa ficou sentada de forma que as