Relatorio de Fisiologi
Curso: Radiologia
Disciplina: fisiologia
Professora: Adriana Pinheiro
RELATÓRIO:
AÇÕES REFLEXAS SOMATICAS NA ESPÉCIE HUMANA
Teresina
Setembro de 2013
Centro Universitário Uninovafapi
Curso: Radiologia
Disciplina: fisiologia
Professora: Adriana Pinheiro
Geovani Brito da Costa
João Neto
João Klausen Ramos da Silva
Luiz fellippe Hermogenes
RELATÓRIO:
AÇÕES REFLEXAS SOMATICAS NA ESPÉCIE HUMANA
Teresina
Setembro de 2013
I – Introdução:
O reflexo é a forma de mecanismo neural que produz movimentos automáticos e involuntários através de uma resposta relacionada ao incitamento extrínseco, sem mediação direta do psiquismo e sem agir acerca ele. A resposta será dada em consequência da excitação dos efetores inervados pelas vias efetoras reflexas.
A atividade no arco reflexo tem início num receptor sensitivo com um potencial receptor (um dos tipos de potencial gradativo), cuja amplitude é proporcional à intensidade do estímulo. Se o estímulo for suficientemente intenso, gera-se em seguida um potencial de ação no nervo aferente. Os potenciais de ação dos nervos aferentes originam, no SNC, potenciais sinápticos inibitórios ou excitatórios (IPSP e EPSP, respectivamente). No nervo eferente, por sua vez, são gerados novamente potenciais de ação. Quando estes atingem o efetor, originam uma resposta (ex. contração muscular; secreção glandular). A atividade do reflexo pode também ser modificada através de múltiplas aferências que convergem nos neurônios eferentes.
Quando um músculo normal é alongado passivamente, suas fibras resistem à extensão contraindo-se. O alongamento pode ser causado por gravidade, manipulação ou outros estímulos. Nas respostas reflexas, a contração decorre de estimulação dos órgãos sensoriais no músculo, quer direta ou indiretamente por um estímulo aplicado aos seus tendões, ao osso ao qual