Diminuição dos níveis tecnologicos na Russia pós-revolução e o porque
• A sociedade marxista na Rússia foi a culminação de um movimento iniciado em 1905 devido a insatisfação com o governo autocrata do Czar Nicolau II. Na época, a Rússia era uma das maiores forças militares, porém apenas uma parte da população russa (os nobres) tinham boas condições de vida. A maioria da população era formada por camponeses e operários que trabalhavam muito e ganhavam pouco.
• Sendo assim, a proposta revolucionária que mais agradou a massa pobre da população foram as idéias de Marx, que propunham uma distribuição igualitária de bens entre todos os constituintes da sociedade, liderados por Vladimir Lênin, os bolcheviques tornaram-se os novos governantes da Rússia. A primeira ação dos bolcheviques foi dar fim a propriedade privada, distribuindo as propriedades a quem precisasse, e dando alimento a quem precisasse, com isto, os índices sociais da Rússia pós-revolução aumentaram.
• Um dos motivos para a retirada da Rússia da guerra foi a culminação da revolução e este fator aliado ao desejo de volta da Elite Russa fez com que fosse iniciada a Guerra Civil Russa. O medo de que o ideal comunista de Marx fosse espalhado pela Europa fez com que diversas nações assinassem um acordo para isolar a Rússia do restante do mundo, fazendo com que ao longo dos anos a tecnologia presente na Rússia se tornasse obsoleta. Após a vitória bolchevique na Guerra Civil Russa, em 1922 foi fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).