HISTÓRIA A
MÓDULO 7 A geografia política após a 1ª. Guerra Mundial
As ambições dos impérios Europeus por territórios e o nacionalismo exacerbado dos países europeus gerando desrespeito para com as outras nacionalidades e a chamada “paz armada”* conduziram a um clima de antagonismos, este clima foi responsável pela I Guerra Mundial:
* A Paz Armada foi um período entre 1885 a 1914 que antecedeu à Primeira Guerra Mundial de intensa corrida armamentista, quando a Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) aumentava a sua capacidade bélica, e a Tríplice Entente (Rússia, França e Inglaterra) buscou equivaler-se.
Além de um considerável avanço e crescimento da indústria bélica, quase todas as nações europeias adotaram o serviço militar obrigatório, incentivando assim o sentimento nacionalista.
França X Alemanha
Por um lado a França não aceitava ter perdido a Alsácia-Lorena para a Alemanha, tendo em vista o interesse económico dos minerais da região.
Da parte da Alemanha esta estava interessada em anexar estes territórios pois falavam alemão, defendendo a ideia de formar uma nação de cultura e de todos os que falavam alemão.
Sem deixar de referir o interesse da Alemanha no território do Marrocos, que estava sob domínio da França.
Rússia X Alemanha
A Alemanha pretendia ligar-se ao petróleo pelos Balcãs através de uma estrada de ferro Berlin-Bagdá, mas a Rússia também tinha muito interesse nesta região.
Inglaterra X Alemanha
A disputa era o domínio dos campos de petróleo, rotas marítimas e mercados consumidores.
Austrio-hungaro X Sérvia
Estava a questão PAN ESLAVISTA, onde a Sérvia pretendia o domínio nos Balcãs através da união dos povos ESLOVENOS.
Rússia e Império Austro-húngaro
Por sua vez a Rússia precisava de uma saída para o Mediterrâneo na Península dos Balcãs, por isso protegeu os Eslavos (Sérvia), uma raça que estava oprimida pelo Imperador Austro-húngaro.
Logo, os Balcãs eram pólvora pronta a explodir, o que