Clima
A realização deste trabalho tem como principal objetivo dar a conhecer a situação do nosso clima. Desta forma, irei mencionar algumas razões da degradação do nosso clima, e as várias medidas que se pode implementar para uma melhoria da qualidade de vida.
Nos últimos tempos o homem é um dos maiores responsáveis pelas alterações climáticas. A população mundial tem vindo a aumentar e desde 1750 a concentração atmosférica de CO2 aumentou 31% enquanto a de CH4 aumentou em 151%.
A humanidade está alterar o clima terrestre através da produção de gases efeito estufa. Estes gases resultam, essencialmente, da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e seus derivados) devido ao excessivo consumo de energia, ao número crescente de fábricas e ao abate de árvores.
Os gases de efeito de estufa (GEE) são gases que absorvem e emitem radiação infravermelha. Para que a temperatura média global na troposfera seja relativamente estável no tempo, é necessário que haja equilíbrio entre radiação solar incidente absorvida e a radiação solar irradiada sob a forma de radiação infravermelha (calor).
A temperatura média global da atmosfera à superfície aumentou durante o século XX em 0,6ºC +/- 0,2ºC, tendo ocorrido a maior parte do aquecimento durante dois períodos: de 1910 a 1945 e de 1976 a 2000, representando a década de 1990 e o ano de 1998 a década e o ano mais quentes do século. Este aquecimento tem acompanhado a fusão de glaciares sobre os mares (tendo já provocado nos últimos 50 anos uma subida de 10 a 20 cm do NMM – nível médio do mar) e lagos. A cobertura de neve mundial regrediu 10% desde o fim dos anos 60 e a espessura do Ártico cerca de 40%.
A frequência de condições extremas no Inverno com mais tempestades e inundações nos países do Norte e períodos de seca com incêndios florestais nos países do Sul tem aumentado.
Temos países que contribuem muito para as alterações climáticas devido ao