0988743

3709 palavras 15 páginas
Resumo de Geografia
 A Geografia das indústrias
A indústria é um dos três setores de atividade da economia, os outros dois são os serviços e a agropecuária. A atividade industrial é muito importante nas economias dos países desenvolvidos e de muitos países em desenvolvimento, especialmente dos emergentes.
A participação da indústria no PIB,considerada de forma isolada, não suficiente para mostrar a importância quantitativa e qualitativa da atividade industrial em um país. Por isso a Organização de Desenvolvimento Industrial da Nações Unidas trabalha com o índice de competitividade industrial, um indicador que mede várias dimensões desse setor de atividade em 122 países.
Entretanto, as atividades agrícolas, o comércio e os serviços não funcionariam caso não existisse a indústria.
A crescente automatização, especialmente nos países desenvolvidos e em alguns emergentes, tem reduzido relativamente o número de pessoas empregadas na indústria.
Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do IBGE, todas as atividades desenvolvidas na economia brasileira estão classificadas em 21 grandes categorias: A- Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e aqüicultura; B- Indústrias extrativas; C- Indústrias de transformação, e por aí vai, até a letra U.
A CNAE classifica toda a produção industrial brasileira em duas categorias: indústrias extrativas, divididas em 5 setores- extração de petróleo e gás natural, extração de minerais metálicos etc.- e indústrias de transformação, distribuídas em 24 setores- fabricação de produtos alimentícios, de máquinas e equipamentos, metalúrgica etc.
Os fatores locacionais são as vantagens que um determinado lugar oferece para a instalação de indústrias. No momento de investir; os empresários levam em consideração quais fatores são mais importantes para aumentar sua taxa de lucro. Os principais fatores que atraem indústrias, de modo geral, são: matérias-primas, energia, mão-de-obra, tecnologia, mercado

Relacionados