Movimentos Neonazistas
Sua origem
Após a 1ª Guerra Mundial, a Alemanha ficou completamente destruída. Com inflação elevada e dívida de guerra para pagar, o país mergulhou no caos. A economia do país conseguiu estabilizar-se apenas no início da década de 1920. Porém, a crise financeira que abalou o mundo em 1929, levou a nação novamente ao declínio. O desemprego tomou conta do país e a produção caiu. Grande parte da população passou a viver na miséria. E aí surgiu o cenário perfeito para a ascensão do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista.
Em 1932, o então presidente da Alemanha, Hindenburg candidatou-se à reeleição. Adolf Hitler, do partido nazista, foi seu adversário. O representante da nova sigla perdeu, mas obteve um número considerável de votos. Após as eleições, Von-Popen recebeu o cargo de primeiro-ministro, mas foi substituído em janeiro do ano seguinte por um general socialista, na esperança de gerar mais popularidade ao governo. Hitler foi o escolhido para assumir a chancelaria. Em março do mesmo ano, conseguiu a vitória nas eleições da Assembleia Nacional - uma espécie de Congresso Nacional da Alemanha - utilizando todos os artifícios possíveis para obter o resultado. Com a vitória, Hitler adquiriu plenos poderes sobre a nação. A nova bandeira alemã passou a ser vermelha e ilustrada com a suástica, símbolo do partido nazista.
O plano econômico estabelecido por ele gera resultados. Cai o número de desempregados e o país volta a produzir e crescer. O novo comandante da nação ganhou a simpatia do povo. Quando Hindenburg morreu, em 1934, não foi realizada uma nova eleição. Em um plebiscito feito no país, Hitler obteve 90% de aprovação do povo para acumular as funções de chanceler e chefe de Estado. Seus feitos são divulgados por rádios e agências de notícias. A propaganda reforça os ideais propostos à nação e o Partido Nazista conquista o apoio do povo.
Portanto...
A ideologia neonazista pode ser