NeoNazismo na Europa
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Neonazismo na Alemanha 4
Neonazismo na Inglaterra 6
Neonazismo na Dinamarca 8
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
3 INTRODUÇÃO O neonazismo vem crescendo muito, principalmente na Europa, personalidades sociais de vários países europeus expressam preocupação com o renascimento da ideologia neonazista no Velho Mundo. Trata-se de não apenas marchas regulares de integrantes de organizações pró-fascistas paramilitares, representa também ameaça e crescimento da popularidade de partidos e movimentos nacionalistas radicais de direita em todo o continente. Alexander Tevdoi-Burmuli, livre docente da Cátedra de Integração Europeia do Instituto de Relações Internacionais de Moscou opina:
“O neonazismo existe na Europa desde o fim dos anos 40-50 do século passado. Foram organizações marginais de rede que existem ainda hoje e têm contatos com elites”. A decadência de valores europeus tradicionais aliado ao fracasso político multicultural, ou seja o desinteresse dos imigrantes de se adaptar às tradições culturais e aos costumes europeus, contribuíram também para o crescimento do movimento em países do Velho Mundo. Em resultado, aumentaram a agressividade social e anomalias da psicologia social da sociedade, considera uma politóloga, Elena Ponomareva:
“Esta é apenas uma manifestação de problemas acumulados nos últimos vinte anos pela sociedade. Mas o mais terrível é que a juventude não vê o futuro nem na Alemanha ou França, nem na Inglaterra. São estes jovens que formam estruturas radicais e neonazistas de extrema-direita. Eles esperam ver um novo projeto social e, não vendo-o, participam de ações radicais”.
Legenda: Neonazista com símbolos em sua jaqueta, no 2° símbolo (‘Boa Noite, Lado Vermelho’), no 3° símbolo (‘Nossa raça é nossa nação, nosso povo é nossa fé’).
4
DESENVOLVIMENTO
- NEONAZISMO NA ALEMANHA Há quase setenta anos após a