Canais de distribuição
Os canais de distribuição são métodos que as empresas utilizam para levar seu produto até o cliente, ou consumidor final. Assim os canais são chamados de “intermediários”.
Apresentaremos a seguir os principais tipos de canais, suas propriedades, objetivos, funções, estratégias e sua otimização, abordando conceitos e o tipo adequado que cada empresa deve utilizar.
Canais de distribuição
Administração dos canais de distribuição: atacado e varejo
Para que um produto chegue do fabricante até o consumidor, ele é normalmente intermediado. Esses intermediários de produtos são chamados intermediários ou ainda de canais de distribuição. A função básica de um canal de distribuição é escoar a produção de bens em geral, sejam bens de consumo, sejam bens industriais ou ainda serviços. Stern e El-Ansary assim diferem canal de distribuição: “Organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para o uso do consumo.” Por que as empresas usam canais para escoar sua produção? Elas os usam, sobretudo porque fica muito difícil em alguns tipos de negócio possuir uma estrutura suficiente ampla para poder atender em todos os mercados a todos os possíveis clientes e consumidores. Para suprir uma estrutura de negócios, o distribuidor, que em linguagem popular é chamado de intermediário, exerce, portanto, importante papel. O distribuidor, ao substituir o produto suprindo-o de informações acerca de cada mercado em que atua, realiza promoção de produtos ou serviço junto a sua clientela; negocia assumindo riscos pelos estoques que compra do fabricante; providencia financiamento aos clientes e se responsabiliza pelo pagamento das mercadorias junto a ao fabricante. O fluxo de distribuição é mais ou menos complexo, em função da natureza de cada negócio.
E o número de distribuidores é também variável;
Nível zero- não há intermediário até o consumidor.
PRODUTOR - CONSUMIDOR
Nível um - a apenas um intermediação.
PRODUTOR -