Revolução Francesa e Independência dos EUA
O que é revolução?
É um processo de profundas mudanças ou transformações radicais que não tem volta.
A era das revoluções
Foi o rompimento da Velha Ordem, devido a diversas transformações na área política, social e econômica européia, que deu origem a uma Nova Ordem.
Essa transformação afetou o sistema colonial na América, promovendo o processo de independência das colônias americanas.
Mudanças ocorridas na revolução: absolutismo para governo democrático, mercantilismo para capitalismo, privilégios da nobreza para crescimento da burguesia e formação da classe operaria, e formação do liberalismo econômico (liberdade para comércio favorecendo os burgueses). Quanto ao campo social, o povo passou a parar de receber ordens para ter direitos.
O que as revoluções fizeram surgir?
As revoluções fizeram surgir mais tecnologia, como o uso de maquinas, e um "modelo econômico" onde países pobres exportavam matéria-prima e países ricos bens industrializados.
As Treze Colônias do Norte eram ocupadas por perseguidos religiosos e aventureiros (Inglaterra incentivou a colonização dessas terras). Os colonos tinham autonomia, por isso houve um grande desenvolvimento quanto as manufaturas e comércios. Esses colonos participavam de um comércio entre Antilhas, Nova Inglaterra (eles), e África, chamado comércio triangular. A nova Inglaterra mandava roupas e alimentos para as Antilhas, que em forma de pagamento, mandava melado e ouro. A nova Inglaterra produzia Rum (bebida alcoólica - feita com melado) e mandava para a África, que servia como moeda para comprar escravos. Os escravos e ouro eram mandados para as Antilhas, formando um ciclo, tendo um comércio altamente lucrativo para a burguesia colonial.
A Inglaterra só se meteu nesse processo, quando acabou a Guerra dos Sete Anos com a França, e apesar de sua vitória e conquistas territoriais, a economia inglesa ficou endividada. Para recuperar o dinheiro perdido, passou