gestao empresarial
Planejar o negócio depende, portanto, do nível de maturidade e da fase em que encontra; mas estando o negócio em sua etapa inicial ou com vários anos de existência, o planejamento estratégico é o instrumento que permeia a sua existência.
A administração é o processo ativo de determinação e orientação do caminho seguido por uma empresa para a realização dos seus objetivos. Por ser um processo, está apoiada em um conjunto muito amplo de atividades, compreendendo análises, decisões, comunicação, liderança, motivação, avaliação e controle. Entre essas atividades, a tomada de decisão destaca-se como sendo de fundamental importância para uma administração bem-sucedida.
Sob esta perspectiva, considera-se o planejamento como um processo, que fornece suporte à estrutura decisória relacionada aos diferentes níveis da empresa: estratégico, gerencial e operacional. O ato de planejar deve ser, portanto, um processo participativo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo eficiente e efetivo, com otimização de esforços e recursos de uma empresa.
O planejamento participativo é mais efetivo!
O planejamento é um processo que, uma vez adotado, demanda continuidade, É através das avaliações, revisões periódicas e reformulações que o planejamento se torna um processo cíclico, aberto e flexível, responsável pelo direcionamento constante dos esforços e alocação efetiva dos recursos da empresa.
o processo de planejamento é mais importante do que seu produto final, os planos;
• os objetivos planejados precisam ser viáveis operacionalmente; e
• diz respeito à mudança.
preparar a empresa para adaptá-la aos novos contextos ambientais
(inovação tecnológica, novos modelos de gestão, novos desafios do setor público, decisão mais participativa, transparência administrativa);
• repensar o que está sendo feito;
• definir novas diretrizes para o futuro; e
• traçar novos programas ou eliminar linhas de