Planejamento estratégico bsc
O ambiente empresarial atual tem se reinventado diante das transformações sociais, e até mesmo crises, buscando, assim, sua sobrevivência e crescimento. Internamente, o uso de ferramentas gerenciais, como o BSC, são exemplo de alternativas.
O BSC é uma metodologia para elaboração do planejamento estratégico de uma organização. Os autores Kaplan e Norton sugerem que seja elaborado um mapa estratégico usando as perspectivas financeiras, do cliente, processos internos e aprendizado de crescimento, todas interligadas em uma relação de causa e efeito. A principal característica do BSC está na integração do planejamento estratégico com a missão e visão da organização.
Uma das vantagens aparentes na implantação da metodologia é a possibilidade de abrangência e sistêmica forma de se observar a organização, avaliando de maneira global o desempenho da mesma. Os objetivos determinados através do mapa estratégico definem os pontos fracos e fortes, internos e externos, ajudando a empresa a focar nas deficiências diretas de cada setor. As desvantagens, segundo diversos estudiosos do assunto, ficam por conta da unilateralidade da metodologia, que não considera outras interferências e fatores externos a organização que podem ocorrer. Não observar o mercado externo pode tornar as ações desproporcionais aos obstáculos que podem aparecer. Além disso, se torna inviável (ou difícil ao extremo) a definição de objetivos e indicadores não financeiros. Tudo passa a ser realizado com base naquele indicador, quando, muitas vezes, ele não é real. É possível entender a metodologia BSC como uma excelente no fortalecimento do processo de gestão, porém falha ao conhecer as suas próprias desvantagens, tornando quase impossível corrigir falhas que estejam em