Planejamento de Vendas
Em minhas palestras sobre gerenciamento de tempo, costumo identificar que os maiores desafios encontrados por vendedores são: pressão do chefe ou da empresa para que realizem mais com menos recursos; gerenciar uma enxurrada de e-mail e informações que recebem diariamente; falta de tempo para ficar com a família e para cuidar de si próprio; crises no trabalho o tempo todo, o que causa frustração e estresse; dificuldade de escolher, no meio de tantas atividades, qual é a mais importante e, por fim, o sentimento de exaustão no final do dia.
Defino essa situação com a expressão Círculo Vicioso: por não sabermos o que é realmente importante para nós, tudo parece importante e, se tudo parece importante, temos a sensação de que temos de fazer tudo. Infelizmente, outras pessoas nos vêem fazendo tudo e, desta forma, esperam que façamos tudo. Com isso, nos mantemos tão ocupados que não temos tempo para pensar sobre o que é realmente importante para nós. Daí, o Círculo Vicioso. Identificou-se? Então preste atenção em algumas valiosas dicas.
Um dia só tem 24 horas e isso você não conseguirá mudar. Mas se esforçar para se organizar, otimizando o tempo, e identificando prioridades pode ser a chave do seu sucesso. Hoje em dia, porém, palavras como prioridade, planejamento e organização costumam ser empregadas de forma tão superficial e genérica, que seu verdadeiro sentido acaba se tornando cada vez mais vago e nebuloso. Assim, quando seu parceiro comercial, cliente ou o chefe lhe diz: “você precisa escolher suas prioridades”, ou “planejar melhor”, ou ainda “organizar-se mais”, muitas vezes ficamos com a sensação de que há algo importante a ser feito, embora não saibamos exatamente o que nem como. Nesses momentos, com freqüência, cedemos à tentação de transferir a responsabilidade para elementos externos. Culpamos o excesso de atribuições ou a falta de colaboração, como se isso nos eximisse de