escola como meio de socialização
Licenciatura em História
Vanessa Carolina da Silva
Prova de Fundamentos sociantropológicos da educação
1) Partindo da ideia que cultura é um fenômeno humano importante para criar laços entre as pessoas, pode-se pensar na educação como um componente cultural capaz de contribuir para esses laços. Sendo assim como a escola pode contribuir para socializar, ensinar conhecimentos científicos, transmitir cultura e formar conciências criticas?
R. Acredita-se que a escola é o lugar onde o aluno deve ser formado de forma ampla, fazendo com que o processo de humanização seja aprofundado neste individuo aprimorando as dimensões e habilidades que são comuns a nós seres humanos. O acesso ao conhecimento, as experiências culturais, experiências sociais diversas, contribuem como suporte para o desenvolvimento do aluno de forma individual como sujeito sócio-cultural, e influi para ajudar a aprimorar a vida social desses individuo.
Segundo Kroeber “ a cultura é mais do que herança genética, determina o comportamento do homem e justifica suas realizações ” com base nisso pode-se afirmar que quando o sujeito entra em contato com a vida escolar já vive num meio cultural e cabe a escola adaptar-se as variações culturais trazidas pelos alunos, buscando assim transforma-lo num ser pensante e reflexivo levando-o a uma visão crítica. E através dessa visão o aluno torna-se conciênte do seu tempo e espaço, salientando ainda que “ sem essa conciêcia o homem torna-se alienado, massificado, manipulado, um verdadeiro objeto ” assim refletiram Girardi e Quadros.
Por isso a escola sendo um espaço sócio-cultural tem o papel de resgatar e ressaltar o que há de melhor na cultura de cada um. Assim todos os sujeitos se interelacionam, fazendo com que a escola seja um dos processos permanentes de construção social. Muitos alunos vêem a escola como uma ‘chatice’, com uma estrutura pouco atrativa e construída para se ter praticidade, com salas repletas de aulas