Cultura
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Psicologia com o intuito de percebermos qual a importância da cultura no comportamento humano.Assim, sendo a cultura um elemento fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho, vemo-nos na obrigação de explorar este conceito de maneira a que as ideias transmitidas ao longo do mesmonão sejam erradas. Portanto, numa forma muito vaga a cultura é o produto do pensamento do Homem. Daí não existir uma cultura, mas sim várias culturas. Muitas das atitudes e comportamentos das crianças tem origem nas imitações de indivíduos mais velhos e com mais experiência, ou seja , o ser humana aprende vendo e imitando os outros. Como por exemplo, os bebés de 11 meses observam e imitam os seus pais, que os acompanham diariamente. É assim que se processa, por exemplo, a fala e o desenvolvimento das capacidades motoras (aprender a andar).
A importância da transmissão cultural
Conceito de socialização
Socialização:
Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de se tornar social, de se encontrar em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos num grupo.
A socialização é o processo através do qual o indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura, onde intervém um conjunto de agentes de socialização (família, escola, grupo de pares, meios de comunicação, empresa, etc.),ou seja, socializar é inculcar no indivíduo os modos de pensar, sentir e de agir do grupo em que ele está integrado. A criança quando nasce, apesar de já trazer os genes necessários ao ser humano, é um ser culturalmente em branco. Processos de socialização
Aprendizagem:
A aprendizagem vem desde cedo, porque nos