A influência da afetividade e da socialização na escola
A INFLUENCIA DA AFETIVIDA E SOCIALIZAÇAO NA ESCOLA
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio I – Iniciação ao Serviço Social – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Suzana Lopes Teixeira - Professor-Tutor Externo- Orientador
Gilsara de Oliveira Matos - Supervisor de Campo
VALENTE – BAHIA
2012
SUMÁRIO
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
3 OBJETIVOS 3
4 METODOLOGIA 4
REFERÊNCIAS 5
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O ser humano é dotado de desejos, vontades e sentimentos próprios que começam a se desenvolver desde o nascimento. Ao longo da infância, ocorrem processos de desenvolvimento sócio afetivo da criança, período em que são importantes as interações que proporcionam vivências afetivas. Tanto a família quanto os professores exercem um papel essencial no desenvolvimento afetivo, como também, na socialização da criança, por que são eles, enquanto sujeitos mais experientes, que coordenam o processo de aprendizagem.
Nesse sentido, o tema desse projeto é enfatizar a afetividade e a socialização na vida cotidiana dos alunos da ESCOBA – Escola Comunitária Brincando e Aprendendo, onde a mesma é vinculada a Instituição – COMBACIN – Conselho de Moradores do Bairro Cidade Nova, como o objetivo de amenizar o nível de agressividade entre os alunos nos intervalos, em sala de alua e entre eles.
Salientar a importância de trabalhar valores com alunos dessa faixa etária escolhida, tento em vista, que os mesmos estão em formação e urge a necessidade de desenvolver e compreender estes valores para poder conviver em grupo, tornado o ambiente escolar mais acolhedor e agradável possível.
Tema: A Influência da Afetividade e Socialização na Escola.
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
O objetivo principal desse projeto