Os Agentes de Socialização
Letícia de Souza
Os agentes de socialização
Sociologia
Volta Redonda
2015
COLÉGIO DO INSTITUTO BATISTA AMERICANO
2º ano do Ensino Médio
Volta Redonda
2015
Introdução
No desenvolvimento de um indivíduo, faz-se importante a presença dos agentes de socialização. A socialização acontece ao longo da vida, porém a etapa mais fundamental ocorre quando criança. A socialização é um processo de suma importância, por meio do qual todos os seres humanos passam, e é por meio deste processo que se prepara e integra cada indivíduo na sociedade.
O que é socialização e quais são os agentes de socialização?
A socialização é o processo através do qual o indivíduo aprende o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura, onde intervém um conjunto de agentes de socialização. Trata-se, portanto de um processo de aprendizagem que permite a integração do indivíduo na sociedade. A socialização acontece ao longo da vida, porém de forma e intensidade diferentes.
As etapas da socialização
A socialização primária começa na infância e continua por toda a vida. Durante a socialização primária, a família, a escola e os amigos têm um papel particularmente importante. Ao longo deste período, são aprendidas e interiorizadas coisas tão determinantes quanto a linguagem, as regras básicas da sociedade ou os modelos comportamentais do grupo a que pertence.
A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um individuo já socializado em novos sectores do mundo objetivo da sua sociedade. Acontece em cada nova situação com que nos deparamos ao longo da vida: na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, em lazer ou nas viagens que realizamos.
Mecanismos de socialização
Existem três tipos de mecanismos de socialização:
A socialização por aprendizagem: O individuo se socializa quando ele aprende os valores e regras sociais considerados corretos e os modelos de comportamento do