Um indivíduo chamado socializado
A EDUCAÇÃO, A SOCIALIZAÇÃO E A CULTURA COMO PROCESSOS SOCIAIS
(Atividade de Prática)
Centro Universitário Claretiano Licenciatura Em Filosofia Sociologia da Educação Prof. Hélio Aparecido A. Oliveira
BELO HORIZONTE 2012
INTRODUÇÃO
Processos sociais são as formas de relações entre os indivíduos e estão presentes em toda a sociedade. Desde uma simples tarefa doméstica até uma guerra entre países, encontramos os processos sociais. Essas relações estabelecidas entre as pessoas vão variar de acordo com a cultura de cada povo e até mesmo com a singularidade de cada indivíduo. E é devido a essa singularidade e diferenças entre as pessoas que se torna necessária a socialização. A socialização é o ato de um indivíduo tornar se membro de certa sociedade, num processo recíproco, no qual ele é modelado e também molda o meio em que vive com suas características peculiares.
A socialização ocorre através de vários meios, entre eles a educação, que tem como objetivo apresentar os tipos de saber de uma cultura ao indivíduo, e apresentar este á sociedade. Pretendo, através dessa Atividade de Prática, mostrar como a educação, a cultura e a socialização se completam, formando um todo que contribui ativamente nos processos sociais. Para isso escolhi três fontes de leituras, sendo duas sugeridas no Caderno de Prática e uma pesquisada na Internet. As leituras escolhidas são as seguintes: “O que é educação” (livro de Carlos Rodrigues Brandão), “Socialização: como ser um membro da sociedade” (texto de Peter L. Berger e Brigitte Berger) e “A escola como espaço de socialização da cultura em Direitos Humanos (texto de Adelaide Alves Dias). Sendo este último pesquisado na Internet ( O filme escolhido foi “Um Homem Chamado Cavalo” de Elliot Silverstein.
Relatório de Leitura
1. O QUE É EDUCAÇÃO- CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
Nessa obra, Brandão nos apresenta a educação, através de diferentes culturas e períodos históricos. Já no início, o autor