classe dos residuos
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Data: 12-11-2013
Professora: Viviane Barros
CLASSES DOS RESÍDUOS E A FORMA CORRETA DE DESCARTE
Classe 1 - Resíduos Perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. De acordo com a resolução nº 257/2000, também do CONAMA, a devolução de pilhas e baterias que contenham metais pesados, depois do fim de sua vida útil, deve ser feita aos fabricantes. Outro fator importante na destinação de resíduos perigosos está na conscientização da população, que, na maioria das vezes, continua a fazer o descarte juntamente com o lixo comum.
Classe 2 - Resíduos Não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.
Compostar? Por incrível que pareça, já é possível decompor naturalmente os seus resíduos alimentares em sua própria casa (mesmo morando em apartamento) de um jeito prático e higiênico. Nos últimos anos, algumas marcas de composteiras (também conhecidas como minhocários) chegaram ao mercado com a missão de realizar essa tarefa. Nesses equipamentos, é possível colocar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo. Materiais como saquinhos de chá, serragem gravetos, papelão, papel jornal e palitos de fósforo também podem entrar na composteira sem problemas - porém, o mais indicado para jornal e papelão é a reciclagem. Carnes de qualquer espécie, cascas de limão, laticínios, óleos, gorduras, papel higiênico usado, fezes de animais domésticos, frutas cítricas em excesso e sal em excesso não