ESTUDO DA VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO SILVICULTURA L DA Tectona grandis (TECA) NO ESTADO DO TOCANTINS
Tectona grandis (TECA) NO ESTADO DO TOCANTINS.
AUTORES: ADRYELLE CASTRO COELHO;
MONICA VALERIA ;
PRISCILA GUILHEM BATISTA
ROSA LUDIMILA.
FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
ORIENTADOR: GIULIANO
JUNHO 2010
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a viabilidade da implantação silvicultural da
Tectona grandis (Teca) na região do Estado do Tocantins, considerando aspectos relevantes como clima, condições do solo e valor de comercialização. O reflorestamento é um investimento em expansão no Brasil, e está atento aos avanços tecnológicos e ao futuro promissor desse setor. Este segmento de investimento a médio e longo prazo possui alta liquidez e é um dos mais seguros, quando comparado às outras opções tradicionais do mercado de investimento, pois além de politicamente correto, apresenta um histórico de alto retorno e baixa volatilidade, não sendo afetado diretamente por crises do mercado financeiro, visto que sua colheita pode aguardar condições de mercado propícias, permanecendo ainda ganhando em volume e valorização. Palavra-chave: Tectona Grandis, Silvicultural, reflorestamento.
1
1.INTRODUÇÃO
A Tectona grandis Linn. F. (teca) pertencente à família botânica
Verbenaceae, é uma espécie arbórea de grande porte, produtora de madeira nobre, natural do subcontinente índico e no sudeste asiático. Possui alta procura no mercado mundial, principalmente pela excelente qualidade, podendo alcançar preços até três vezes superiores aos do mogno. A principal utilização aplica-se na produção de móveis, esquadrias de alto padrão, embarcações e decoração. A árvore só pode ser cultivada em áreas tropicais mas possui grande demanda,principalmente no continente europeu.
Pesquisas apontam que a importância da Teca se dá em virtude da relevância econômica e das várias formas de utilização da madeira, em que suas propriedades físico-mecânicas são as