Planejamento de Vendas
Podemos considerar que o desempenho de um vendedor esta diretamente ligado a três condições básicas:
- Saber o que fazer;
- Saber como fazer;
- Querer fazer.
Isso é papel dos Gerentes de Vendas, treinarem seus vendedores para que tenham conhecimento sobre o produto ou serviço que está sendo vendido e treiná-los em técnicas de abordagem e atendimento. Isso faz com que o vendedor saiba o que tem que fazer e como faze-lo. O querer fazer esta diretamente ligada à motivação. Cabe ao Gerente de Vendas identificar o que mais motiva cada vendedor e em quais tarefas ele se sente mais motivado. Uma coisa é certa: o que mais provoca falta de motivação em uma área de vendas é a falta de respostas para três indagações: o que a empresa espera de mim? Será que estou qualificado o suficiente para atender as expectativas da empresa? Como saberei se estou executando as tarefas corretamente?
É exatamente através de um perfeito planejamento que será traçado o caminho do sucesso, atendendo claramente as demandas de toda área comercial. Os objetivos individuais são claramente traçados, todos os recursos necessários são alocados e um sistema de avaliação e recompensas são muito bem definidas. Planejar é colocar no papel todas as decisões que foram tomadas, todos os ajustes necessários e os compromissos que foram assumidos.
O Planejamento de Vendas trará informações preciosas e úteis para as estratégias da empresa, entre estas informações destacamos:
- Conhecer o potencial de vendas em um determinado período;
- Identificar a lucratividade esperada pela empresa;
- Fornecer informações adequadas para o setor de produção;
- Fornecer informações adequadas para o setor de estoque e suprimentos;
- Identificar o desempenho da equipe de vendas;
- Identificar regiões ou clientes com baixo desempenho;
- Estabelecer o sistema de incentivos para a equipe;
- Previsão de fluxo de caixa;
- Previsão do demonstrativo de resultados para o setor contábil.
ETAPAS DO PLANEJAMENTO
-