Planejamento de Cargo e Recrutamento
Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões:
O que é recrutamento?
Quais são as mais importantes fontes de recrutamento?
Quais são as principais políticas de recrutamento que uma organização pode seguir?
Como habitualmente ocorre o processo de recrutamento?
INTRODUÇÃO Na primeira parte desde capítulo, veremos as mais importantes fontes de recrutamento externo e interno. Na segunda parte, discutiremos as principais políticas de recrutamento adotadas hoje pelas empresas e como habitualmente ocorre um processo de recrutamento.
Fontes de Recrutamento Recrutamento é o processo de, primeiro, identificar fontes de funcionários (talentos) para a organização e, no momento oportuno, acionar tais fontes, a fim de encaminhar as pessoas mais adequadas à etapa seguinte, que é a seleção. A importância do recrutamento é crucial, pois, quando conduzido com eficiência, poupa tempo e dinheiro durante o processo seletivo. Existem dois tipos de recrutamento: o recrutamento interno, realizado entre profissionais que já trabalham para a organização, e o recrutamento externo, que visa buscar profissionais de fora da organização. Veremos agora as principais fontes de recrutamento interno e, em seguida, as principais fontes de recrutamento externo.
Fontes de recrutamento interno No Capitulo 2, quando falamos sobre as ferramentas de análises da oferta interna de recursos humanos em uma organização, já comentamos sobre as duas principais fontes de recrutamento interno: o inventario de talentos e os quadros de substituição. Vamos, agora, retomar e ampliar esses conceitos.
Inventário de Talentos O nome pode varias – inventário, mapa, banco ou até pool de talentos. O conceito, porém é sempre o mesmo: organizar um arquivo com todas as pessoas da empresa, cadastradas segundo o cargo que ocupam suas qualificações, habilidades e competências. Muitas organizações utilizam a intranet para organizar esse cadastro. O funcionário recém-contratado