suprimento de mão de obra
O Processo de Provisão de Recursos Humanos está associado com todas as atividades de pesquisa de mercado, é dividido por subsistemas que são: planejamento de mão de obra, recrutamento e seleção de pessoas.
Planejamento de mão de obra
O planejamento de mão de obra é responsável por identificar as necessidades de mão de obra da organização.
Com o planejamento de mão de obra a empresa tem o controle para não contratar mais ou menos funcionários do que o necessário.
O planejamento é importante para que não haja desperdícios tanto financeiro, como de pessoal, pois o planejamento trás a visão para colocar pessoas certas em cargos certos.
O objetivo é o de abastecer com pessoas as lacunas dentro da empresa e para isso a empresa vai buscar o que existe de melhor no mercado de RH (Recursos Humanos), seja dentro dela mesma ou no mercado. De acordo com Chiavenato (1999) existe uma hierarquia do planejamento, neste sentido a apresentamos a seguir os três níveis distintos de planejamento.
São elementos necessários para execução do plano de ação:
Base Informativa dos dados: busca desenvolver informação na medida certa, quantidade e qualidade.
Flexibilidade: quanto mais flexível for o plano, menos é a necessidade de replanejamento. O plano deve comportar variações.
Objetivos: um plano deve apontar para resultados.
Predominância de Ação: o planejamento prepara a ação, mas não a substitui.
Tipos de Planejamento: superior é estratégico, intermediário é tático e inferior é operacional.
Para elaborar a formulação da estratégia segundo Chiavenato (1999, p.57), é necessário que o processo de declaração do planejamento tenha como ponto de partida a determinação sistemática de objetivos estratégicos e de estratégias para atingi-los. Os planos estratégicos geralmente de longo prazo, envolvem decisões de alto impacto organizacional e despendem grande volume de recursos na busca dos macrobjetivos da empresa.
Conforme Dutra (2009,