Doenças endócrinas
Doenças endócrinas são as doenças relacionadas com as glândulas endócrinas do corpo. O sistema endócrino produz hormônios, que são sinais químicos enviados para fora, ou secretados, através da corrente sanguínea. Hormônios ajudam o corpo a regular processos, tais como a respiração, o equilíbrio hídrico feminilidade ou masculinidade, e controle de peso.
O sistema endócrino é constituído por diversas glândulas, incluindo a glândula pituitária eo hipotálamo no cérebro, glândulas supra-renais nos rins e da tireóide no pescoço, bem como o pâncreas, ovários e testículos. O fígado, estômago e intestinos também secretam hormônios relacionados à digestão. Doenças endócrinas mais comuns estão relacionados a mau funcionamento do pâncreas e da tireóide, pituitária e glândulas adrenais.
Doenças endócrinas
Doenças endócrinas mais comuns incluem diabetes mellitus, acromegalia (excesso de hormônio do crescimento), doença de Addison (diminuição da produção de hormônios pelas glândulas supra-renais), síndrome de Cushing (altos níveis de cortisol durante longos períodos de tempo), doença de Graves (tipo de hipertireoidismo, resultando em produção hormonal excessiva da tiróide), tireoidite de Hashimoto (doença auto-imune, resultando em hipotireoidismo e baixa produção de hormônios tireoidianos), hipertireoidismo (tireóide hiperativa), hipotireoidismo (hipoatividade da tireóide), e prolactinoma (excesso de prolactina pela glândula pituitária). Estes distúrbios costumam ter sintomas generalizados, afetam várias partes do corpo, e pode variar em gravidade de leve a muito grave. Tratamentos dependem do transtorno específico, mas muitas vezes se concentrar em ajustar o equilíbrio hormonal com hormônios sintéticos.
Convivendo com o Diabetes
O Diabetes é um distúrbio no metabolismo da glicose do organismo, no qual a glicose presente no sangue passa à urina sem ser usada como um nutriente pelo corpo.
Existem, porém, diferenças