Estética
O Sistema Endócrino
O sistema endócrino constitui-se por um conjunto de órgãos ou glândulas, cuja função principal é produzir e secretar hormônios, diretamente na corrente sanguínea.
Hormônios
são substâncias mensageiras que exercem influência decisiva sobre os processos biológicos e sobre o comportamento e os sentimentos do ser humano, interagindo com as células por meio de receptores específicos para cada hormônio.
O Sistema Endócrino
Algumas funções exercidas pelos hormônios:
Regular a composição química do ambiente interno; Regular o metabolismo dos órgãos e o equilíbrio energético; Ajudar o organismo em situações difíceis, como infecções, traumas, tensão emocional, sede, fome, hemorragia e temperaturas extremas; Promover o crescimento e o desenvolvimento; Regular os processos de reprodução como a formação de óvulos e espermatozóides, fecundação, nutrição do feto, parto e alimentação do recém nascido.
O Sistema Endócrino
CLASSIFICAÇÃO DOS HORMÔNIOS
Quanto a natureza do hormônio
O hormônio é uma substância química que é secretada para os líquidos corporais por uma célula ou um grupo de células que exercem efeito de controle fisiológico sobre outras células do organismo.
O Sistema Endócrino
HORMÔNIOS LOCAIS
O Sistema Endócrino
CLASSIFICAÇÃO DOS HORMÔNIOS Princípio da ação dos hormônios
CLASSIFICAÇÃO DOS HORMÔNIOS
Causam influência no local onde são liberados, p.ex., acetilcolina nas term. Nervosas esqueléticas; secretina, liberada pela parede do duodeno e transportada até o pâncreas.
HORMÔNIOS GERAIS
Causam influência sistêmica, p.ex., epinefrina e norepinefrina, secretadas pela medula supra-renal, causando vasoconstrição sanguínea e elevação da PA e, hormônio do crescimento que induz o crescimento celular.
HORMÔNIOS “ESPECÍFICOS”
Causam influência sobre tecidos específicos, os chamados tecidos alvo p.ex., adrenocorticotropina a qual estimula especificamente o córtex supra-renal ou, hormônios sexuais sobre