Dominar a tutoria
A tecnologia da informação através da inclusão digital transformou em possibilidade a mediação de conhecimento, atualmente todo o Brasil possui salas virtuais do ensino a distancia, promovendo o conhecimento e transformando em possibilidade o privilégio da educação, que chega a lugares antes não comtemplados com cursos de qualidade.
A tutoria em educação a distancia compreende o profissional que dar assistência ao professor-online, na qual, está envolto de alunos presenciais, ou seja, tutor e alunos em uma estrutura física (sala de aula), recebendo informações através da internet, seja através de videoconferência, Chat educacional, quadro digital ou televisionado por mediação de um professor on-line.
De acordo com Iranita Sá (1998), o tutor em EaD exerce duas funções importantes – a informativa, provocada pelo esclarecimento das dúvidas levantadas pelos alunos, e a orientadora, que se expressa ajudando nas dificuldades e na promoção do estudo e aprendizagem autônoma.
A informação é meio em que se procede a transmissão do conhecimento, entretanto, quando surgir dúvidas nos alunos o tutor deve fornecer informações verdadeiras, por isso, é preciso a formação na área especifica de conhecimento.
“Estes profissionais devem estar capacitados a prestarem aos estudantes distantes um atendimento personalizado atuando como participantes ativos de um processo colaborativo de construção do conhecimento do aluno distante” (Colabora. Santos, v.2, n.5 - p. 32-46. Agosto 2003).
O autor pressupõe que um bom tutor de ter capacidade de auxiliar o aluno para assimilação dos conteúdos, na qual, este profissional não é meramente um auxiliar, mas, o facilitador do emissor, que compreende o professor-virtual.
Segundo (Sá, 1998), ainda no século XX o tutor assumiu o papel de orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, e é com este mesmo sentido que incorporou aos atuais programas de educação a distancia, entretanto, não está excluso da responsabilidade na