Erre
FORMAS DE AMOSTRAGEM
-AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA Procedimento em que todos os elementos da População têm uma probabilidade conhecida e superior a zero de integrar a Amostra.
Amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.
Amostragem casual simples, também chamada simples ao acaso, aleatória, casual, simples, elementar, randômica, etc., é equivalente a um sorteio lotérico.
Nela, todos os elementos da população têm igual probabilidade de pertencer à amostra, e todas as possíveis amostras têm também igual probabilidade de ocorrer
Amostragem sistemática quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente, temos uma amostragem sistemática.
Em uma linha de produção, podemos, a cada dez itens produzidos, retirar um para pertencer a uma amostra da produção diária.
Amostragem por meio desses conglomerados, a qual consiste em sortear um número suficiente de conglomerados, cujos elementos constituirão a amostra.
Quando a população apresenta uma subdivisão em pequenos grupos, chamados conglomerados.
Amostragem estratificada consiste em especificar quantos elementos da amostra serão retirados em cada estrato. É costume considerar três tipos de amostragem estratificada: uniforme, proporcional e ótima. * Na amostragem estratificada uniforme, sorteia-se igual número de elementos em cada estrato. * Na proporcional, o número de elementos sorteados em cada estrato é proporcional ao número de elementos existentes no estrato. * A amostragem estratificada ótima, por sua vez, toma, em cada estrato, um número de elementos proporcional ao número de elementos do