Plano de aula
CONTEÚDO:
O uso do r [r] e do rr [R].
OBJETIVO:
Facilitar a identificação do uso do r [r] e do rr [R] nas palavras através de reconhecimento da diferença sonora e aplicação de regras.
JUSTIFICATIVA:
A unidade sonora [r] ocorre entre vogais ou encontro consonantal. A letra r nos outros contextos representa o som de [R]. Esse uso pode se tornar previsível aos alunos a partir de uma percepção fonológica que favoreça a construção da ortografia. METODOLOGIA:
Primeiro Momento: Oferecer primeiramente um repertório de palavras que possam ser analisadas sonoramente pelos alunos classificando-as em um som mais forte (dois erres [R]), e um mais fraco (um erre [r]).
Segundo Momento: Trazer um corpo de palavras com o erre em várias posições para que de alguma forma as crianças identifique suas diferenças no uso. Exemplo: o seu uso no começo, meio e fim; a jamais aparição no início de palavra. Fazendo sempre comparações entre as pronúncias de um único erre em oposição a dois erres.
Terceiro momento/Atividade: Registrar as regras identificadas pelos alunos em cartazes acessíveis feito por eles próprios, expondo-os na sala de aula transformando-a em um ambiente de aprendizado.
Quarto Momento/Dinâmica¹: A professora levará uma história a ser lida pela mesma. Porém, a leitura desta deverá seguir algumas regras que irão ser apresentadas ao aluno antes da leitura:
• Todas as vezes que na história houver uma palavra com som de R, os alunos terão que “bater os pés no chão” (fazendo barulho)
• Todas as vezes que houver um som de RR, os alunos terão que “bater palmas”.
Observação¹: Sempre que algum aluno errar na distinção dos sons (bater os pés quando for uma palavra com dois erres [R], ou bater palmas quando for com um erre [r]) a professora irá voltar ao começo da história, instigando os alunos a seguirem as regras correspondentes aos sons para assim saberem o final da história.
Observação²: O professor irá ler a história dramatizando-a e sempre