Doenças endócrinas relacionadas ao trabalho
1 Introdução 2
2 Sistema Endócrino 3
2.1 Glândulas do Sistema Endócrino 3
2.2 Classificação e ação dos hormônios 3
2.3 Transporte 4
2.4 Metabolismo e Eliminação 4 2.5 Disfunções do sistema endócrino 5
3 Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas relacionadas ao trabalho 5 3.1Hipotireoidismo devido a substâncias exógenas 9
3.2 Porfirias 14
4 Anexos 19
5 Referências 21
Introdução
O sistema endócrino está envolvido em todos os aspectos integrativos da vida, como crescimento, diferenciação sexual, metabolismo e adaptação a um ambiente em constante mudança. O sistema nervoso e o sistema de glândulas que controlam os sistemas corporais são comuns apresentarem distúrbios e afetarem a função de todos os sistemas orgânicos do corpo. Compreender este sistema bem como as consequências é de fundamental importância, pois possibilita uma maior abordagem frente o trabalhador.
Os efeitos ou danos sobre os sistemas endócrino, nutricional e metabólico, decorrentes da exposição ambiental e ocupacional a substâncias e agentes tóxicos são, ainda, pouco conhecidos.
A extensão dessas doenças é subestimada, devido tanto os trabalhadores quanto os empregados temem pressões econômicas ou legais, ou ainda porque os médicos podem não reconhecer a relação entre a doença e a ocupação do paciente e porque pode haver um longo período de latência entre a exposição e o desenvolvimento da doença clinica.
Portanto é necessário o estudo das doenças endócrinas relacionadas ao trabalho e as medidas para sua prevenção, bem como, empenho profissional para o estudo, pesquisa e monitoramento dessas doenças no ambiente de trabalho.
Sistema Endócrino
O sistema endócrino exibe efeitos de longo alcance ao longo do corpo humano devido às ligações com o sistema nervoso e com o sistema imunológico. Os hormônios secretados são mediados em grande parte pelo hipotálamo e a hipófise.
* 2.1 Glândulas do Sistema Endócrino
As glândulas endócrinas incluem a hipófise,