GABARITO DA ABRANGENTE DO SEGUNDO BIMESTRE
Série: 8ª série – Ensino Fundamental II
Professor (a): Tatiana Yano
Componente Curricular: História
AVALIAÇÃO ABRANGENTE – SEGUNDO BIMESTRE
1)
a. O que é indicado pela figura acima? (0,5)
O crescimento industrial.
b. Podemos afirmar que tal situação nos EUA foi conseqüência do pós-guerra? Explique. (1,0)
Sim. Os EUA passaram a principais credores e fornecedores de produtos industrializados para os europeus, uma vez que estes estavam em processo de recosntrução.
2)
Responda a pergunta sugerida pela legenda e explique os fatores que causaram tal situação nos EUA do final da década de 20 do século passado. (1,0)
Crise. Os EUA começaram nos anos 20 a viver um momento de euforia. Acreditavam que o crescimento econômico seria eterno. No entanto não perceberam que caminhavam em bases falsas, pois estavam apoiados no mercado europeu (que iria se recuperar) e no crédito fácil dos estadunidenses (que se endividariam e deixariam de ser consumidores em potencial).
3) Entre os fatores da quebra da Bolsa de Nova York, em outubro de 1929, podemos apontar:
a. a especulação desenfreada;
b. os princípios do Liberalismo.
Explique como esses fatores contribuíram para a referida crise. (1,0)
A especulação sem controle na Bolsa de Valores levou à formação de empresas fantasmas, de ações fraudulentas. O liberalismo não controlava as operações financeiras e passou a valer tudo para ganhar dinheiro. Quando ao primeiras industrias faliram a quebradeira foi geral arrastando os EUA a uma crise sem precedentes na História estadunidense.
4)
Relacione imagem e legenda explicando como a crise de 1929 contribuiu para o nascimento do nazi-fascismo na Europa. (1,0)
A crise de 1929 tornou-se geral. Países europeus que ainda estavam em processo de reconstrução sofreram os efeitos da falta de dinheiro estadunidense e também entraram em crise. O nazifascismo apareceu como a única oportunidade possível de resolver os