Trabalho do guigo
Caderno do Aluno
Geografia – 3a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 OS FLUXOS MATERIAIS
Para começo de conversa
Página 3
1. Nesta questão, os alunos devem apresentar como argumentos: a ampliação da capacidade de carga dos navios, responsável por facilitar o transporte e baratear custos; a modernização nas formas de armazenamento para transportes com o uso de contêineres, o que evita perdas; e o aumento da velocidade, devido ao avanço tecnológico em aviões e navios, o que diminui o tempo de distribuição das mercadorias. 2. a) Soja: 1-4-5. b) Aço para exportação: 1-4. c) Petróleo: 1-2-5. d) Peças de computador: 3-5. e) Alimentos industrializados: 5.
Páginas 4 - 5
1. Espera-se que os alunos percebam que: os fluxos materiais são aqueles representados por objetos que possuem materialidade e volume e, portanto, compõem uma imensa variedade de sistemas de infraestrutura e de mercadorias – por exemplo, produtos agrícolas, minerais e industrializados –; e os fluxos imateriais são aqueles disseminados pelos meios de comunicação e informação, como a internet – por exemplo, redes sociais (Orkut, facebook etc.) e lojas virtuais –, a comunicação via satélite e a telefonia, e que influem em nossas vidas e alteram a nossa economia, mas que não são palpáveis e, portanto, não têm materialidade. 2. Como o próprio texto destaca, na atualidade, há uma relação de interdependência entre os fluxos materiais e os imateriais. Se, por um lado, toda a infraestrutura dos setores de comunicação e informação compõe-se de uma base material – formada por satélites,
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 3a série – Volume 4
fiações, cabos submarinos etc. –, por outro, o que eles tornam disponível resulta em fluxos imateriais que são utilizados pelas mesmas empresas responsáveis por fabricar todas essas tecnologias. É possível destacar também que os fluxos imateriais são importantes meios de comercialização de fluxos materiais (comércio online).