Mamíferos e Aves em extinção
Com queimadas, caças e a invasão do homem construindo cada vez mais prédios e cidades inteiras onde antes só havia natureza, os animais vão perdendo seu espaço e muito morrem ou se separam e assim deixam de procriar. A lista de animais ameaçados em extinção no Brasil infelizmente é grande e é preciso que cada vez mais as pessoas tenham conhecimento de que animais são esses para que haja esperança de que sejam salvos.
O trabalho de revisão da Lista das Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção no Rio Grande do Sul avaliou 1,6 mil espécies, identificando 274 ameaçadas e 11 extintas.
Por exemplo a Onça Pintada que é da classe da Mammalia; sua ordem da espécie é Carnívora; sua família, Felidae; com nome científico de Panthera onça; seu peso é de 130 kg podendo chegar até 158 kg; seu comprimento varia de 1,12m a 1,85m; sua ocorrência geográfica fica em todos os estados brasileiros, preferindo matas de vegetação alta, densa e úmida, também a margens de rios e lagoas, principalmente a região do Pantanal e Amazônia,seu comportamento é territorialista e solitário e também está na categoria Animais ameaçados de extinção no Brasil. ( Mamífero)
E também a Ararinha Azul, que é da classe das Aves; sua ordem é Psittaciformes; com nome científico de Cyanopsitta spixii; sua alimentação é a base de Pinhão, sementes e frutos; suas medidas são de 295 mm para asa, 355 mm para o bico e 26 mm para o Tarso com comprimento total de 56 cm da cabeça até a calda; sua ocorrência geográfica é em florestas ciliares abertas e na caatinga seca, ocorrendo principalmente no extremo norte do estado da Bahia, também no semiárido, no sul do Piauí e na região oeste de Pernambuco. E também se encontra na categoria Animais ameaçados de extinção no Brasil. (Ave)
Outros Mamíferos em extinção:
Antílope-tibetano, Baleia-azul, Chimpanzé, Gorila-do-ocidente, Gorila-do-oriente, Guigó, Guigó-da-Caatinga, Leopardo, Lobo-Guará, Macaco-prego-galego, Mico-leão-dourado,