Trabalho De Biologia
Estima-se que a nossa espécie (Homo sapiens) tenha surgido na terra há cerca de 100 mil anos e que o nosso planeta tenha cerca de 4,6 bilhões de anos de idade.
A História evolutiva da terra é dividida em tempos geológicos denominados eras que, por sua vez, são divididas em períodos que podem ser subdivididos em épocas. Hoje vivemos na Era Cenozoica, Período Quaternário e época Holoceno.
Cientistas de várias áreas se dedicam a estudar a história evolutiva da terra, tais como biólogos, geólogos, paleontólogos e arqueólogos, além dos pesquisadores das áreas de Biologia Molecular, genética e outros.
Na Era Paleozoica, surgiram os primeiros vertebrados, que eram peixes sem mandíbulas. Plantas e artrópodes colonizaram o ambiente terrestre e surgiram plantas vasculares, as pteridófitas. No Período carbonífero, formaram-se extensas florestas de pteridófitas e gimnospermas.
A Era Mesozoica foi caracterizada pelo aparecimento das plantas com flores, as angiospermas, Surgiram também os dinossauros e os primeiros mamíferos. O Período Jurássico foi chamado de “Idade dos répteis”, por causa do domínio dos dinossauros. Surgiram também as primeiras aves.
No final da Era Mesozoica, no período Cretáceo, ocorreu a extinção dos dinossauros e de muitos outros grupos de seres vivos.
Na Era Cenozoica houve grande radiação dos mamíferos, das aves e dos insetos que polinizam as flores pelos vários ambientes terrestres. Houve grande domínio das angiospermas e dos mamíferos. Surgiram os macacos antropoides e os primeiros primatas semelhantes aos homens.
No período Quaternário da Era Cenozoica, são registrados os primeiros fósseis da espécie humana. Houve extinção de muitos mamíferos, de aves e de muitas plantas.
Os períodos de extinção ou quase extinção das espécies pode ser explicado pelo fato de que os ambientes desocupados pela extinção dos organismos que propiciaram condições favoráveis para a expansão de novas formas de vida.
As causas da extinção de muitas