Fluxograma
Fluxograma
Descrever claramente um fluxo, sequência ou processo de trabalho pode ajuda-lo até em áreas como motivação, produtividade e redução de custos.
O fluxograma é uma das ferramentas mais usadas por quem deseja analisar e redesenhar um processo de trabalho, porque traz vantagens que facilitam o desenvolvimento.
Além dos benefícios práticos do hábito de criar fluxogramas, existe um outro oculto, que só os que colocam a ferramenta em uso podem perceber. Eles ajudam até em áreas como motivação de equipes, pois informam de uma só vez exatamente quais tarefas devem ser desempenhadas.
Através dos fluxogramas é possível visualizar coisas como:
Quais operações são realizadas
Onde e quem realiza as operações
Quais as entradas e saídas
Como fluem as informações
Quais os recursos gastos no processo
Qual o volume de trabalho
Qual o tempo de execução, parcial ou total.
Permite visão ampla de todo o processo
Também são capazes de evitar:
Dupla interpretação, pelo padrão dos símbolos.
Falhas de funcionamento
Duplicidade de procedimentos
Complexidades desnecessárias
Os tipos de fluxogramas disponíveis
Existem, basicamente, dois tipos de fluxogramas: o fluxograma vertical e o fluxograma horizontal com suas variações (horizontal descritivo mais apropriado ao levantamento de informações e o fluxograma horizontal de colunas, mais usado na etapa de análise das informações)
Um modelo de fluxograma vertical explicado detalhadamente. Trata-se de um modelo para ser impresso e usado como um formulário para o levantamento de dados em processos administrativos
O fluxograma vertical tem como vantagens a rapidez de preenchimento por ser um formulário padronizado e a capacidade de manter clareza na apresentação e facilidade de leitura.
Descrição dos campos do formulário
Identificação do formulário. Fluxograma vertical
Símbolos. Nesta área estão os símbolos e descrições daqueles que representam as operações do