Fluxograma
Um fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo). É uma das Sete Ferramentas da Qualidade. A “ferramenta” é uma representação gráfica de um processo ou rotina de trabalho geralmente feito através de figuras geométricas e retas que demonstram, de forma descomplicada, a transição de informações entre os elementos que o compõem. Ele possibilita a visualização do fluxo dinâmico do trabalho e das funções.
O fluxograma é fundamental para simplificação e racionalização do trabalho, permitindo um estudo detalhado dos métodos, processos e rotinas de um departamento ou área da organização. É muito utilizado em fábricas e industrias. Assim como o organograma é a representação gráfica que serve para estudo da estrutura de uma empresa, o fluxograma serve para estudo do seu funcionamento.
O fluxograma também pode ser usado por programadores para elaboração de algoritmos (programação estruturada), porém, neste caso ele possui algumas representações próprias.
O fluxograma objetiva, entre outros, os seguintes aspectos: o padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos; o maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; o facilitar a leitura e o entendimento; o facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; o maior flexibilidade; e o melhor grau de análise.
O fluxograma apresenta uma série de vantagens, que podem ser resumidas em:
Apresentação real do funcionamento de todos os componentes de um método administrativo. Esse aspecto proporciona e facilita a análise da eficiência do sistema;
Possibilidade da apresentação de uma filosofia de administração, atuando, principalmente, como fator psicológico;
Possibilidade de visualização integrada de um método administrativo, o que facilita o exame dos vários componentes do sistema e de suas possíveis repercussões, tanto positivas quanto negativas.