Teoria da ci ncia Weber
Max entende que a sociedade não funciona de forma tão simples, e não pode ser tão harmoniosa como Drkheim , mas também não propõem uma revolução como Marx, mas afirma que o poder da sociedade e observa e analisa os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando e extraindo desse fenômeno e buscando ensinamento e sistematizar os fenômenos sociais, para melhor compreensão.
Ação social é uma contunda humana.
Para justifica a passividade do indivíduo diante da sua exploração, ele vai estabelecer a superestrutura como um elemento apaziguador como um elemento que tenta naturalizar, tenta inato, considera o normal todas as real
As ações sociais imitativas não são consideradas ações sócias, para analisa esse objeto infinito que é a sociologia, são constituídas modelos para analisar as ações sociais.
Ação social racional com relação aos fins: são ações estritamente racional, imagina-se um fim e este é buscado através dos melhores meios para alcançar.
Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mais o valor seja esse ético, político ou estética, por exemplo: o dizimista, não pensa como pode esta sendo usado o seu dinheiro, mas o dar por questões de valores religiosos.
Ação social afetiva, a conduta emotiva por sentimentos tais como raiva, vingança, inveja, amor, medo e etc. A conduta irracional movida por sentimento exemplo: uma mãe que salva o seu filho.
Ação tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados familiares.
Durkheim x Weber
Para Durkheim, a sociologia deve estudar os fatos sociais, que precisam ser: gerais, exteriores, coercitivos e objetivos, para que essa seja chamada corretamente de ciências.
Weber ele obtara pelo estudo da ação social em individual, dividida em 4 tipologias, racionais com fins, racionais de valores, passional e tradicional, ele não se apoia nas ciências naturais afim de construir o seu método de analise. Não acredita na possibilidade de “lei