Fluxograma
CENTRO SOCIOECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Daiani Fagundes
Eduardo Delatorre
Gabriel Marcelino Medeiros
Greice Thomas Pinheiro
MAPEAMENTO DE PROCESSOS - FLUXOGRAMA:
ANÁLISE DE PROCESSOS DA EMPRESA NEXTT
Trabalho apresentado na disciplina CAD7213 Organização, Sistemas e Métodos.
Professora: Jordana Cardoso, M.Sc
FLORIANÓPOLIS
2014LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
1.1 Mapeamento de Processos
Para delinear um mapa de processos que ocorrem em uma empresa é necessário entender o que são os processos. O autor Harrington (1993 apud PINHO et al, 2007) descreve : “o processo é definido como qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo, fazendo uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos”.
Os processos apresentam relevada importância nas organizações, corrobora-se a constatação através de resultados apresentado em empresas industriais japonesas, as quais investem 70% dos seus fundos de pesquisa e desenvolvimento de inovação de processos, consequentemente apresentam resultados acima das empresas americanas que utilizam seus investimentos em desenvolvimento de produtos. (GONÇALVES 2000 apud PINHO et al, 2007).
Conforme cita Silveira (2010) através do mapeamento de processos é possível identificar pontos críticos de desempenho dos processos, facilitando a verificação dos pontos que necessitam adequação, ou mesmo eliminação da cadeia de atividades. Para Hunt (1996 apud DATZ, 2004)), esta análise estruturada de processos permite, ainda, reduzir custos no desenvolvimento de produtos e serviços, além de ser uma excelente ferramenta para o melhor entendimento dos processos.
Para mapear os processos existem várias técnicas, entre elas encontra-se o fluxograma. Segundo Slack et al (1997 apud PINHO et al, 2007) o fluxograma “é