RESENHA ARQUEOLOGIA, PRÉ HISTÓRIA E HISTÓRIA PROUS, André
ARQUEOLOGIA, PRÉ HISTÓRIA E HISTÓRIA
PROUS, André
PROUS, André. Arqueologia, Pré-história e História. In: TENÓRIO, Maria Cristina (org). Pré-História da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.
André Prous, cientista francês, escritor, pesquisador do CNPq, responsável pela missão Arqueológica Franco - Brasil de Minas Gerais, arqueólogo de renome, tem desenvolvido uma série de trabalhos na área da arqueologia.
No livro Pré-história da terra brasilis, organizado por Maria Cristina Tenório, juntamente com outros pesquisadores participam da elaboração deste, composto por 27 artigos, objetivando registrar o passado, aproximando a arqueologia da história.
Em seu artigo, com 13 páginas, Prous define as relações entre disciplinas conexas como Arqueologia, História e Pré-História, esclarecendo seus objetivos, bem como suas respectivas tendências e enfatizando a arqueologia brasileira no contexto mundial, utilizando a metáfora da investigação detetivesca para falar do fazer arqueológico.
O texto é bastante sugestivo, não apenas pelo que ele associa às respectivas atividades, mas, ao associá-las, objetivando perscrutar as circunstancias dos eventos passados. Exibe com qualidade e quantidade as enormes diferenças que os cercam até mesmo no sentido da curiosidade que os motiva.
E assim, o autor inicia, esclarecendo que embora o objetivo destas disciplinas seja o conhecimento abrangente do homem como ser social, os historiadores estudam os textos, os pré-historiadores analisam os vestígios materiais, os antropólogos o discurso e a imagem das pessoas vivas.
Deixa a arqueologia no centro das atenções quando fala que esta dispõe de um conjunto de métodos e técnicas que permite localizar, analisar e interpretar indícios materiais, sendo de fundamental importância para o pré-historiador e para o antropólogo. Partindo desse pressuposto afirma; "O arqueólogo além da própria especialidade, deve interagir com especialistas de outras áreas para