teorias da administração
a) Divisão do trabalho. Visa a produzir mais e melhor, com o menor esforço, através da especialização das tarefas e das pessoas. A divisão do trabalho poderá ser vertical (conforme os diversos níveis hierárquicos de autoridade e responsabilidade) e horizontal (conforme as principais atividades da empresa, gerando uma especialização horizontal, como no caso da departamentalização).
b) Autoridade e responsabilidade. A autoridade está relacionada com o poder de mandar e de se fazer obedecer. Já a responsabilidade será proporcional à autoridade exercida. Quanto maior for a autoridade, maior será a responsabilidade.
c) Disciplina. Consiste em seguir as convenções estabelecidas entre a empresa e o seu pessoal, tais como assiduidade, obediência e respeito.
d) Unidade de comando. Uma pessoa, para executar as suas atividades numa empresa, deve receber ordens de um único chefe.
e) Unidade de direção. Um conjunto de operações que se destinam a um mesmo propósito deve ter um só chefe e um só plano.
f) Subordinação do interesse particular ao interesse geral. Os interesses da empresa prevalecem sobre os interesses de uma pessoa ou de um grupo. A empresa e suas metas estão em primeiro lugar.
g) Remuneração do pessoal. Precisa satisfazer tanto o trabalhador quanto o empregador, garantindo uma remuneração eqüitativa, recompensando o esforço útil e não ultrapassando um limite razoável. Os pagamentos dos operários podem ser por dia, por tarefa ou por peça. Aos pagamentos podem-se acrescentar um adicional através de prêmios, como por assiduidade, produção e limpeza. Também é possível fornecer outros subsídios e compensações honoríficas, assim como, há a possibilidade de participação nos lucros e nos resultados da empresa.
h) Centralização. Tudo o que diminui a importância decisória das funções dos subordinados pertence à centralização. O grau de