2b Question Rio DH II
1) Em pesquisas de campo sobre a sexualidade de adolescentes existem alguns vieses. Quais são?
A orientação sexual (foco de interesse sexual, amoroso ou afetivo – heterossexual-descreve uma pessoa cuja orientação sexual dirige-se ao sexo oposto, homossexual-descreve uma pessoa cuja orientação sexual dirige-se ao mesmo sexo ou bissexual-descreve uma pessoa cuja orientação sexual dirige-se tanto a pessoas de mesmo sexo como do sexo oposto) parece ser influenciada por uma interação de fatores biológicos e ambientais e pode ser, pelo menos em parte, genética.
O curso da identidade homossexual e do desenvolvimento dos relacionamentos pode variar de acordo com a coorte, o gênero e a etnia.
2) Quais são as principais consequências da gravidez na adolescência?
Conseqüência para a saúde: anemia; prematuridade e baixo peso do bebê ao nascer, pressão alta durante a gravidez, sistema emocional descontrolado; dificuldade no trabalho de parto normal sendo necessário realizar uma cesária.
Além da gravidez precoce gera muito conflito interior, pela insegurança financeira e as dificuldades em educar a criança, por isso, os adolescentes necessitam de cuidado, atenção e apoio dos pais.
3) Erikson e Calligaris ao falar da adolescência utilizam o conceito de moratória. Explique esse conceito para cada um dos autores.
Erik Erikson descreveu a crise psicossocial da adolescência como o conflito de identidade versus confusão de identidade. A virtude que deve resultar dessa crise é a fertilidade.
Erik H. Erikson apontou que a busca pela identidade na adolescência, passa por uma crise normativa, propôs um diagrama epigenético, apresentando um quadro em que são anunciados os conflitos ou crise que caracterizam cada uma das etapas do desenvolvimento humano e preocupou-se em evitar os frequentes estigmas em torno das turbulências juvenis, legitimados sobre a forma de diagnósticos definitivos, inscrevendo a crise adolescente não só como própria ao processo de