PITÁGORAS.
Pitágoras foi um importante matemático e também um filósofo grego. Ele nasceu em
Samos, uma pequena ilha próxima à região da Jônia na região da Magna Grécia, atual sul da Itália por volta do ano de 570 a.C.
Sua biografia foi marcada por diversas lendas e fatos não comprovado pela História, ele já foi objeto de uma série de relatos tardios e fantasiosos.
Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época.
Ele recebeu muitas influências científicas e filosóficas dos filósofos gregos Tales de
Mileto, Anaximandro e Anaximenes.
Acredita-se que Pitágoras tenha sido casado com a física e matemática grega
Theano, que foi sua aluna.
Enquanto ele visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, de acordo com este teorema é possivel calcular o lado de um triângulo retângulo conhecendo os outros dois.
Existem, no entanto, indícios de que o chamado Teorema de Pitágoras já era conhecido dos babilônios em 1600 a.C. com escopo empírico.
Pitágoras e seus seguidores acreditavam na esfericidade da Terra e dos corpos celestes, e na rotação da Terra, com o que explicavam a alternância de dias e noites. Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas.
Pitágoras percorreu por 30 anos o Egito, Babilônia, Síria, Fenícia e talvez a Índia e a
Pérsia, onde acumulou ecléticos conhecimentos: astronomia, matemática, ciência, filosofia, misticismo e religião.
Quando retornou a Samos, indispôs-se com o tirano Polícrates e emigrou para o sul da Itália, na ilha de Crotona, de dominação grega.
Aí fundou a Escola Pitagórica, a quem se concede a glória de ser a "primeira
Universidade do mundo", cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental, sendo os principais