Como o homem surgiu na Ásia
Há tempos se discute o assunto, mas uma recente descoberta de fósseis antropoides – incluindo duas espécies anteriormente desconhecidas e uma conhecida – traz novas pistas.
Os fósseis têm cerca de 38 milhões de anos e foram encontrados numa formação rochosa no sul da Líbia. Os antropoides eram criaturas pequenas, do tamanho de roedores, com a aparência similar aos primatas maiores de atualmente – mas pesavam apenas entre 100 e 500 gramas.
“Pelo menos um desses antropoides parece ser claramente aparentado à forma asiática mais antiga descrita em Mianmar”, disse Jean-Jacques Jaeger, paleontólogo da Universidade de Poitiers, na França, e principal autor do estudo. “Isso indica que existiu uma migração partindo da Ásia”.
Mas há outra possibilidade: a de que os antropoides se originaram na África e migraram para a Ásia, e que eles teriam ancestrais ainda mais antigos na África que ainda não foram descobertos. Não há evidências fósseis que confirmem essa teoria hoje; mais escavações são necessárias, segundo Jaeger.
“Temos de trabalhar muito mais e precisamos de mais informações sobre as camadas mais antigas na África, que hoje estamos tentando encontrar na Líbia”, disse ele.
Porém, caso se confirme que os antropoides surgiram na Ásia e migraram, essa movimentação foi essencial à proliferação das subespécies.
“Na Ásia eles podem ter sido extintos”, afirmou Jaeger. “As condições eram mais difíceis, e se não ocorreu essa migração, não existiria o surgimento de antropoides no mundo de