O aparecimento do homem na américa
O homem americano não surgiu dentro do próprio continente, como resultado da evolução de primatas, ele apareceu por aqui vindo de outras regiões, pelas migrações ocorridas há milhares de anos. É que todos os especialistas afirmam. Todavia, sua teorias começam a se diferenciar à respeito de como o homem chegou à América. Ao longo dos anos formaram-se teorias, dentre elas estão: a teoria do Estreito de Bering, e da teoria das Correntes do Pacífico.
1ª Teoria: o Estreito de Bering
Até pouco tempo, quase todos afirmavam que as primeiras comunidades humanas da América teriam vindo da Ásia, por volta de 12 000 a.C., saindo do atual território russo da Sibéria, atravessando o estreito de Bering (quem tem umas poucas dezenas de quilômetros de largura) e chegando à região hoje ocupada pelo Alasca. A partir daí, o povoamento fora se expandindo lentamente te, primeiro pela América do Norte e, depois, pela América Central, para finalmente atingir a América do Sul. Os caminhos eventualmente seguidos por essas comunidades humanas, de um extremo ao outro do continente americano,
podem ser acompanhados no mapa 1.
Essa teoria baseava-se em um pressuposto, em um acontecimento físico-geográfico e em várias descobertas arqueológicas. Esses elementos podem ser resumidos como a seguir.
· Pressuposto. O homem primitivo era incapaz de desenvolver técnicas de navegação; portanto, não poderia ter chegado à América cruzando o Atlântico ou o Pacífico. Assim, só lhe restava um caminho: o estreito de Bering, com cerca de 100 km, que separa a Ásia da América.
· Acontecimento físico-geográfico. A glaciação-redução da temperatura da Terra-, entre 35000 a.C e 12000 a.C. Com a queda de temperatura, a massa de gelo polar aumentou e o nível dos oceanos abaixou. O estreito de Bering teria então ficado seco, permitindo a passagem dos seres humanos,a a pé, da Ásia para a América.
· Descobertas arqueológicas. Os vestígios humanos mais antigos